20 anos, 20 histórias: A caminho da escola

A caminho da escola – 10 anos de luta pela erradicação do trabalho infantil no Brasil

Cross Content 20 anosA história começa em meados de 2001 pelas mãos amigas do Márcio Schiavo, da Comunicarte, grande parceiro até hoje. Por indicação dele, conhecemos o pessoal do Instituto Souza Cruz.

Da conversa com a nossa diretora Andréia Peres, surgiu a ideia e o apoio para o livro A caminho da escola – 10 anos de luta pela erradicação do trabalho infantil no Brasil. O texto aborda a exploração da mão de obra da criança e o prejuízo que isso acarreta para a vida escolar, a saúde e o desenvolvimento infantil.

Tivemos total liberdade de produção e, no primeiro livro, já deixamos claro nosso diferencial: a vontade de colocar o pé na estrada e conhecer projetos e pessoas.

Em suas andanças para conhecer projetos, Andréia atuou em dupla com a grande fotógrafa Nair Benedicto, maior nome da fotografia social no Brasil, que viria a atuar com a Cross Content em outros projetos. Completam o time do livro o designer Ademar Assaoka, as jornalistas Lilian Saback e Patrícia Andrade e a revisora Sueli Cerchiaro – todos também parceiros nossos em outras ocasiões.

Além do livro, o projeto se materializou em outros produtos: um evento de debate sobre trabalho infantil no Brasil e uma exposição das fotos de Nair Benedicto, ambos na FGV, em São Paulo.

A caminho da escola – 10 anos de luta pela erradicação do trabalho infantil no Brasil

Edição: Andréia Peres
Reportagem: Andréia Peres, Lilian Saback e Patrícia Andrade
Prefácio: Gilberto Nascimento
Fotos: Nair Benedicto
Projeto gráfico: Ademar Assaoka
Revisão: Sueli Cerchiaro