ABF lança livro comemorativo de seus 30 anos

Livro ABF 30 Anos - Editora LamonicaA Associação Brasileira de Frachising (ABF) lançou, na semana passada, o livro comemorativo de seus 30 anos. A publicação foi produzida pela Editora Lamonica e contou com a participação da Cross Content na produção de conteúdo.

Com muitas fotos históricas, o livro ABF 30 Anos narra a trajetória da associação e do franchising brasileiro. Também aponta tendências para o futuro nesse segmento.

O livro conta com cerca de 140 páginas editoriais. Envolveu um grande trabalho de pesquisa de imagens, além de entrevistas com Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF, ex-presidentes da associação, franqueadores, executivos e consultores.

A publicação foi lançada durante a ABF Franchising Expo 2017, realizada de 21 a 24 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo.

Expansão do franchising

Em 1987, quando a ABF foi fundada, o Brasil tinha apenas 11 marcas operando no sistema de franquias. Hoje, o franchising gera quase 1,2 milhão de empregos diretos. Mesmo com a crise, continua crescendo.

Segundo dados da ABF, no primeiro trimestre de 2017 o setor faturou 36,89 bilhões de reais, contra 33,71 bilhões no mesmo período do ano anterior – um crescimento de 9,4%.

O livro ABF 30 anos pode ser conferido on-line no site da Editora Lamonica.