Abradee amplia canais de comunicação com o público

Energia Sempre com Você - AbradeeA Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) está lançando, nesta semana, uma série de canais de comunicação voltados para o público em geral, dentro da iniciativa Energia Sempre com Você. O objetivo da plataforma é disponibilizar informações sobre o setor elétrico de forma simples e didática, facilitando o entendimento dos desafios e das mudanças por que passa o setor atualmente.

Os conteúdos já estão disponíveis no hub www.energiasemprecomvoce.com.br, plataforma principal do projeto, e inclui e-books, vídeos, podcasts, além de notícias sobre o segmento de distribuição e cases de inovação das empresas. As informações essenciais ficam disponíveis para consulta a qualquer tempo, e serão publicadas, semanalmente, novidades que também estarão nas redes sociais do projeto – Facebook e Instagram. Uma newsletter quinzenal será distribuída para formadores de opinião, agentes do setor de energia no Brasil e interessados que se cadastrarem via hub.
Para facilitar a comunicação com o público final, a Abradee desenvolveu conteúdos em linguagem objetiva que traduzem aspectos técnicos do universo da distribuição de energia, como o vídeo recém-lançado no XXIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. Dessa forma, o consumidor poderá conhecer mais a fundo os diversos atores que compõem o setor elétrico, os elementos que formam a tarifa de energia e para onde vai o dinheiro da conta de luz. Ele também poderá se aprofundar em conceitos como a geração distribuída e as energias renováveis.

O objetivo da ação é colocar uma luz sobre aspectos fundamentais para o desenvolvimento do mercado de energia. A essencialidade da rede de distribuição é um deles. Ao apresentar de maneira clara a complexidade do sistema elétrico, incluindo a geração, a transmissão e a distribuição, a Abradee espera conscientizar seus diversos stakeholders sobre a importância do segmento para o avanço não só do setor energético, mas também da economia brasileira. As distribuidoras estão presentes em 99,8% dos lares brasileiros e representam 3,7% do PIB Nacional.

Ações de comunicação como esta se mostram cada vez mais importantes à medida que novas tecnologias impõem à sociedade a necessidade de fazer escolhas que afetarão o dia-a-dia das pessoas por muito tempo. O setor elétrico não foge desse cenário. O avanço tecnológico está mudando a maneira como se produz e se consome energia. Para além do setor, a chegada dos veículos elétricos promete revolucionar a mobilidade, trazendo mais conforto à população e reduzindo os impactos ao meio ambiente. A evolução dos painéis solares, por sua vez, promove a figura do “consumidor-produtor”, ou seja, transforma o usuário final de energia em participante ativo do sistema, podendo gerar sua própria energia.

Essa realidade demanda algumas mudanças, inclusive de legislação, para que as novas tecnologias sejam inseridas no cotidiano das pessoas sem que isso cause rupturas ou desequilíbrio no sistema elétrico, que atende quase a totalidade dos brasileiros. Diante desse cenário, é imprescindível que entidades de classe, como a Abradee, assumam uma postura mais proativa na disseminação e no acesso a informações confiáveis. A transparência e a responsabilidade são primordiais para que, ao final desse processo de transformação, a sociedade tenha à disposição uma energia limpa, segura e confiável.

Energia Sempre com Você: links

Link do hub: energiasemprecomvoce.com.br
Facebook: facebook.com/energiasemprecomvoce
Instagram: instagram.com/energiasemprecomvoce/

Principais conteúdos

E-book - Conheça o setor elétrico, já disponível para download.
Vídeo didático sobre o setor de energia no Brasil, com detalhes das etapas e atores, ressaltando a importância da GD e propondo um debate atualizado sobre o tema
Calculadora com detalhamento da conta, trazendo transparência ao consumidor e oferecendo um link para simulação real
Seção Inovação e sustentabilidade, onde já estão disponíveis os cases inovadores das distribuidoras e outros destaques que conectam o portal com tendências que apontam para o futuro
Seção de Notícias e novidades, com informações relevantes e atuais relacionadas ao universo do segmento da distribuição