Canal Futura lança série baseada em livro produzido pela Cross Content

Estreia nesta segunda-feira (24/9) a série Fora da Escola, produzida pelo Canal Futura. As reportagens foram feitas a partir do estudo Todas as Crianças na Escola em 2015 – Iniciativa Global pelas Crianças Fora da Escola, elaborado pela Cross Content para o Unicef e Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Os programas vão ao ar de 24 a 27 de setembro no Jornal Futura, que começa às 17 horas, com reprise à meia-noite.

Produzida pelo jornalismo do Canal Futura, a série foi realizada em parceria com o Unicef e explora quatro das principais barreiras relacionadas à educação no Brasil: a falta de acessibilidade para crianças com deficiência, o fechamento das escolas no campo, a qualidade da educação para adolescentes em conflito com a lei e a gravidez na adolescência.

Sinopse

24 de setembro – Crianças com Deficiência
A equipe do Jornal Futura foi até o município de Salgueiro, localizado no sertão pernambucano, mostrar os avanços e os desafios de uma iniciativa que uniu as secretarias de Educação e de Saúde para a inclusão de crianças com deficiência nas escolas regulares de ensino.

25 de setembro – Educação no Campo
Na segunda reportagem da série, a repórter Larissa Werneck, o cinegrafista Jefferson de Paula e o operador de áudio André Ramos acompanham o dia a dia de crianças e adolescentes da cidade de Floresta, no interior de Pernambuco (foto), que levam, em média, 4 horas para ir e voltar da escola diariamente. O transporte escolar surge como alternativa para um grave problema no Brasil: o fechamento das escolas no campo.

26 de setembro – Adolescentes em Conflito com a Lei
Na terceira reportagem, a equipe do Jornal Futura mostra os principais desafios e as possíveis soluções para a educação dos adolescentes em conflito com a lei no Brasil. Segundo especialistas, o País não possui uma proposta efetiva para a escolarização desses jovens.

27 de setembro – Gravidez na Adolescência
Na última reportagem da série Fora da Escola, a repórter Larissa Werneck mostra iniciativas do poder público que têm o objetivo de reduzir o número de adolescentes grávidas no Brasil, apontado pelo estudo Iniciativa Global pelas Crianças Fora da Escola, do Unicef, como um dos principais motivos para a exclusão escolar entre meninas adolescentes de 15 a 17 anos.

Equipe Canal Futura

Repórter – Larissa Werneck. Produção – Márcio Rezende. Cinegrafista – Jefferson de Paula. Operador de áudio – André Ramos.

Veja como assistir