Conferência de cinema em Portugal discute webdocumentários e projetos transmídia

As novas tecnologias aplicadas à indústria do audiovisual, como os projetos transmídia e os webdocumentários, foram temas do debate realizado na semana passada na Conferência Internacional Cinema, realizada em Avanca, Portugal.

A conferência reuniu, de 20 a 24 de julho, mais de 150 pesquisadores e especialistas em cinema, vídeo e novas tecnologias de todo o mundo. O evento foi promovido pelo Cineclube Avanca e ocorreu em paralelo ao festival de cinema existente na cidade, que este ano chegou a sua 15ª edição.

Entre os conferencistas estava o jornalista Marcelo Bauer, diretor da Cross Content e dos webdocumentários Rio de Janeiro – Autorretrato e Filhos do Tremor – Crianças e seus Direitos em um Haiti Devastado. Bauer apresentou o trabalho Os Webdocumentários e as Novas Possibilidades da Narrativa Documental, que trata do impacto das novas tecnologias no discurso audiovisual.

No trabalho que apresentou em Avanca, ele discutiu até que ponto o webdocumentário de fato apresenta novas perspectivas em termos da narrativa documental. Em particular, foram levantadas três questões: como as possibilidades de interação do internauta/espectador com a obra multimídia leva a uma alteração da forma narrativa; de que forma a possibilidade de agregação de conteúdo gerado pelos usuários diferencia os webdocumentários das obras de TV e cinema; e até que ponto o uso de gráficos, tabelas, textos e fotos estáticas de fato significa uma evolução em termos narrativos.

Os trabalhos serão editados no Livro de Resumos da Conferência Internacional Cinema.