Conteúdo e planejamento antes, durante e depois de um evento

Conteúdo e planejamento antes, durante e depois de um evento
Eventos são parte importante da estratégia de relacionamento de qualquer instituição. Além de ricos em conteúdo, permitem uma troca de experiências e um networking sem comparação. Mas muita coisa precisa acontecer antes, durante e depois de um evento para que ele seja realmente efetivo e atenda a seus objetivos.

Antes: planejamento que vai além da lista de convidados

Obviamente, tudo começa com um bom planejamento. Muito além da definição da lista de palestrantes ou de convidados, o bom planejamento precisa envolver um trabalho de pesquisa consistente, que ajudará a transformar os objetivos gerais da instituição em atividades atraentes e coerentes durante o evento. Levantamento de dados e tendências e busca de especialistas em cada tema estão entre as atividades que precisam ser realizadas nesta fase.

Foi o que a Cross Content realizou, por exemplo, no seminário Direitos em Pauta – Imprensa, Agenda Social e Adolescentes em Conflito com a Lei, promovido pela Andi e pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Nesse encontro de 2012, que reuniu profissionais de mídia e estudiosos para debater o tratamento dado pelos jornalistas brasileiros ao tema, atuamos junto à Andi em definições dos conteúdos que iriam ser apresentados e na formulação do programa.

Muitas vezes, um evento serve também de plataforma para lançamento de um conteúdo mais denso que, uma vez apresentado naquele momento, deve continuar repercutindo depois. No encontro da Andi, foi lançada a série de quatro publicações Direitos em Pauta: Imprensa, Agenda Social e Adolescentes em Conflito com a Lei, editada pela Cross Content para a Andi e SDH.

Foi assim, também, que editamos o livro Educação para o Desenvolvimento – Exemplos de parceria entre empresários, governos e sociedade civil em prol da melhoria educacional como material prévio para o fórum Ações de Responsabilidade Social em Educação, organizado pelas fundações Lemann. Ou o livro Associando-se à Juventude para Construir o Futuro, apresentado na Conferência Latino-Americana de 75 Anos da Fundação Kellogg. Ou ainda o guia para jornalistas O que você precisa saber sobre o câncer e seus tratamentos, que realizamos para a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) para lançamento e workshop durante o Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, realizado em 2017 no Rio de Janeiro.

Durante: otimizando os conteúdos gerados

Enquanto a “mágica” acontece no palco ou nas rodas de conversa, do ponto de vista de conteúdo há um grande trabalho que pode ser feito para que toda aquela riqueza de informação não se perca após a dispersão dos participantes. Por isso, muitas vezes produzimos conteúdos para divulgação em tempo real, como forma de fixar/detalhar o conteúdo para os participantes e, ao mesmo tempo, levar as informações a um púbico maior.

Em vídeo (gravado ou ao vivo) ou na produção de fotos e textos para sites e hotsites, realizamos coberturas de eventos nacionais e internacionais para Microsoft, Fundação Lemann, Andi, Hospital Sírio-Libanês, SBOC, Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e diversos outros clientes.

Depois: hora de consolidar experiências e ampliar o alcance

Encerrado o evento, há muito trabalho ainda pela frente para garantir que as lições aprendidas se consolidem, ou que cheguem a outros públicos.

Nesta fase, a Cross Content costuma atuar com três tipos de produtos: conteúdos para sites e hotsites (vídeos, podcasts, fotos e textos), materiais de consolidação (vídeos, brochuras ou livros), que sintetizam os aprendizados, ou papers de posicionamento, que buscam usar a riqueza de informação gerada como instrumento de mobilização e sensibilização de outros públicos, em geral formadores de opinião ou formuladores de políticas públicas.

Alguns exemplos de documentos de consolidação são a brochura Ação – Investimento Social Privado em Educação, para o fórum Ações de Responsabilidade Social em Educação, da Fundação Lemann, ou o documento realizado para a Microsoft sintetizando as experiências de seu Fórum de Líderes de Governo.

Para position papers relacionados a eventos, trabalhamos para clientes como Instituto Oncoguia, Ensino e Pesquisa Einstein e AstraZeneca.

Embora não participe diretamente das etapas de logística e organização de eventos, a Cross Content tornou-se parceira de seus clientes ajudando-os no que realmente importa nessas iniciativas: a geração e difusão de conteúdo relevante para seus diversos públicos.

Se está pensando em realizar um evento e busca resultados consistentes, fale conosco. Poderemos assessorá-lo em todas as etapas.

Veja também nosso portfólio para verificar livros, vídeos e outros conteúdos produzidos.

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