Cross Content faz consultoria de comunicação e produz materiais de apoio para o Pnud

Criança Feliz em Ação

Para apoiar o Programa Criança Feliz no contexto da pandemia do novo coronavírus, a Cross Content desenvolveu para o PNUD, com o apoio da Fundação Bernard van Leer, uma série de conteúdos direcionados a gestantes, pais, mães e cuidadores de crianças de até 3 anos. O objetivo é ajudar a fortalecer o trabalho dos visitadores familiares do programa em quase 3 mil municípios, de Norte a Sul do país.

Esses profissionais passaram a receber uma newsletter eletrônica com vídeos curtos, podcasts, cards, SMS e WhatsApps com foco em temas como saúde emocional, cuidados parentais, jogos e brincadeiras, desenvolvimento integral, amamentação, vacinação, saúde materna, informações sobre serviços públicos e direitos sociais e prevenção de acidentes domésticos.

Ao todo, foram 120 conteúdos, que demandaram entrevistas em 18 municípios de todas as regiões do Brasil e pesquisa em mais de três dezenas de sites, relatórios e publicações.

Por meio do Ministério da Cidadania e das coordenações estaduais do programa, esse material foi distribuído aos milhares de visitadores que atuam nos municípios e às famílias que eles atendem. Atualmente, cerca de 800 mil bebês, crianças e gestantes são acompanhados pelo programa.

Disseminados por meio de carros de som, rádios comunitárias, públicas ou comerciais e redes sociais, os conteúdos também chegam às comunidades, ampliando o conhecimento sobre primeira infância no Brasil.

Cross Content e a primeira infância

Desde o seu início, há quase 20 anos, a Cross Content atua em projetos relacionados às crianças e aos adolescentes e dá voz a eles em todos os seus trabalhos. No livro Da ciência à prática (Fundação Bernard van Leer, 2018), nossa equipe percorreu 13 estados brasileiros, centenas de quilômetros de Norte a Sul do país, ouvindo dezenas de crianças e não apenas especialistas.

No livro 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança – Avanços e desafios para meninas e meninos no Brasil (Unicef, 2019) fizemos, com o apoio de ONGs com uma trajetória de militância pela infância e adolescência, oficinas com 243 crianças e adolescentes. Eles foram responsáveis por ilustrar a publicação toda com desenhos mostrando como enxergavam seus direitos e a realização deles. Meninas e meninos também participaram com depoimentos, opiniões e histórias de vida.

Acreditamos que as crianças e os adolescentes devem estar presentes, ser ouvidos e ter suas opiniões levadas em conta em todos os espaços. Afinal, sua voz faz a diferença, além de ser um direito assegurado em diversos dispositivos da Convenção sobre os Direitos da Criança – que, em novembro de 2019, completou 30 anos.

Além do Pnud, da Fundação Bernard van Leer e do Unicef, outros clientes já atendidos pela Cross Content e que tratam do tema da primeira infância são Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Itaú Social e Instituto Sedes Sapientiae.