Defenda os Seus Direitos terá lançamento em SP

Cartilha discute direitos das crianças portadoras de baixa visão

No dia 9 de outubro, em comemoração ao Dia Mundial da Visão, será lançado, em coquetel na sede do Citibank, em São Paulo, a cartilha “Defenda os Seus Direitos – Um Guia para o Cidadão com Deficiência Visual”, produzida pela Cross Content para o Instituto Vidi. A cartilha dá orientação jurídica aos portadores de baixa visão e orienta os pais sobre a importância de detectar e tratar o problema desde os primeiros meses de vida da criança.

Além de trazer as principais causas e dúvidas sobre a baixa visão, a cartilha vem com um guia com 161 serviços listados para pessoas com deficiência visual, onde podem ser encontrados endereços de centros de apoio pedagógico, instituições que atendem pelo SUS e locais de atendimento do Ministério Público Federal em todos os estados brasileiros.

No Brasil, a Organização Mundial da Saúde estima que a cada um milhão de crianças e adolescentes até 15 anos, cerca de 180 sejam cegas e 720 tenham baixa visão.

Criado em 1999, o Instituto Vidi tem como missão prevenir a cegueira infantil no Brasil e na América Latina, implementando programas voltados ao diagnóstico e orientação de crianças portadoras de baixa visão.