Escola de Fotógrafos Populares: parceria de sucesso

Escola de Fotógrafos Populares
Os 15 anos de história da Escola de Fotógrafos Populares (EFP) estão sendo comemorados com uma matéria na revista de fotografia Zum, que publicou uma entrevista com o professor e fotógrafo Dante Gastaldoni, ex-coordenador pedagógico da EFP. A instituição promove formação em documentação fotográfica, edição, digitalização e arquivamento digital para alunos residentes de comunidades populares do Rio de Janeiro. Sua sede está localizada na Maré, na zona norte carioca.

Inovadora, a Escola de Fotógrafos Populares é parceira da Cross Content desde o seu início. Grandes fotógrafos formados pela escola, como Ratão Diniz, já fizeram diversos trabalhos conosco. Entre os livros produzidos pela Cross Content que contam com fotos do grupo estão Direitos negados (Unicef, 2005) Fora da escola não pode! (Unicef, 2014) e Da ciência à prática (Fundação Bernard van Leer, 2018. Seu fundador, João Roberto Ripper, um dos maiores nomes do fotojornalismo voltado aos direitos humanos, também é parceiro de longa data da Cross Content. Suas fotos estão em diversos livros, como Tecendo redes (Unicef, 2011) e O Direito de aprender (Unicef, 2009) e relatórios.

Em 2010, a Cross Content também realizou um projeto autoral transmídia sobre os participantes da Escola de Fotógrafos Populares. Rio de Janeiro – Autorretrato é um projeto multiplataforma que inclui um webdocumentário e um filme com versões de 15 e 26 minutos, já exibidos na TV e no cinema. Ratão Diniz, AF Rodrigues e Jaqueline Félix são os fotógrafos que têm suas rotinas retratadas no filme.

O webdocumentário recebeu, em 2011, o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Sua versão em média-metragem também venceu o 2º Concurso de Documentários da TV Câmara e o curta de 15 minutos foi um dos selecionados da Mostra Curta MIS.

A versão de 26 minutos do documentário está disponível na íntegra na plataforma on-line CurtaDoc, com visualização gratuita. O webdocumentário pode ser visto em www.riodejaneiroautorretrato.com.br (necessário o uso de Adobe Flash).

A matéria sobre a EFP está disponível no site da revista Zum.

Fotos no alto desta página de Jaqueline Félix, Ratão Diniz e AF Rodrigues, exibidas no webdocumentário Rio de Janeiro – Autorretrato.