Estudo sobre narrativas interativas apresentado na Intercom destaca trabalho da Cross Content

Narrativas_Transmidias_como_Alternativas_para_o_Empreendedorismo_no_Jornalismo_postO trabalho da Cross Content na construção de novas narrativas on-line foi um dos focos do estudo Narrativas Transmídias como Alternativas para o Empreendedorismo no Jornalismo, apresentado pelas professoras Egle Müller Spinelli e Eliane Fátima Corti Basso, da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, durante o 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), foi realizado no Rio de janeiro 4 a 7 de setembro.

O estudo teve como objetivo “identificar formas empreendedoras, por meio da experiência de produtores multimídia em narrativas transmídias, aplicadas ao campo do jornalismo digital”. Dois exemplos foram o foco da análise: a iniciativa multiplataforma Fora da Escola Não Pode!, realizada pela Cross Content para o Unicef, e o projeto A Margem, realizado pelo coletivo Garapa.

Segundo as professoras, a Cross Content “está na vanguarda da produção transmídia no Brasil, principalmente por desenvolver projetos de webdocumentário”. Em relação ao projeto Fora da Escola Não Pode!, que reúne webdocumentário, livro, folders e outros materiais da apoio, as pesquisadoras notam que “o projeto impulsiona as ideias sobre o uso da rede como centralizadora de atores sociais”.

Veja o estudo na íntegra no site da Intercom.