Estudos de caso ajudam a mostrar resultados e humanizar os problemas

Estudos de caso Cross ContentO estudo de caso é um formato de narrativa utilizado em muitos contextos, da academia ao mundo corporativo. Na Cross Content, temos usado com sucesso essa estratégia em uma série de suportes: texto (em livros, revistas ou brochuras), vídeos ou estratégias multiplataforma, que misturam diferentes formatos.

Em geral, um estudo de caso é usado para trazer análises mais qualitativas de um programa, projeto ou outro objeto de estudo. Quando possível, pode também agregar dados quantitativos (como resultados de pesquisas).

Esquematicamente, um estudo de caso procura responder a três perguntas básicas.

  1. Como era o cenário antes da intervenção ou do projeto realizado?
  2. Qual foi a intervenção/mudança implementada?
  3. O que mudou como resultado dessa intervenção?

A esse cardápio básico agregamos sempre muitos detalhes e diferenciais, dependendo do cliente e de seu objetivo.

Os estudos de caso formam a base de muitos dos livros que fizemos, como dezenas de produções para o Unicef, ou a recente obra sobre primeira infância realizada sob o patrocínio da Fundação Bernard van Leer. Como têm um foco mais qualitativo, ajuda também a humanizar os relatos, trazendo a voz das pessoas envolvidas, sejam beneficiárias ou promotores das mudanças. É por isso que, nos estudos de caso, sempre damos muita ênfase na importância das entrevistas, de preferência realizadas in loco. É assim que conseguimos ver nos olhos das pessoas o impacto real (ou não) de cada estratégia.

Para o Unicef, produzimos também um estudo de caso em vídeo sobre o projeto-piloto de implementação da Busca Ativa Escolar, parte da estratégia Fora da Escola Não Pode!, no município de São Bernardo do Campo (SP). Outros clientes já atendidos pela Cross Content na produção de estudos de caso na área social incluem Instituto Ayrton Senna, Instituto Camargo Corrêa e Fundação Kellogg,

No mundo corporativo, o uso de estudos de caso (também conhecidos como case studies ou casos de sucesso) é igualmente eficaz. Por muitos anos, produzimos uma revista centrada na produção de estudos de caso para a Microsoft, a Microsoft Business. Também produzimos uma série em vídeo para a Boehringer Ingelheim, relatando os resultados de seus projetos de voluntariado. Atualmente, trabalhamos na produção de estudos de caso, em texto e em vídeo, para empresas como Bloomberg, Cellebrite e outras.

Como fazer um estudo de caso?

Entre em contato com a Cross Content. Iremos ajudá-lo em todas as etapas do processo – da concepção e planejamento, passando pela pesquisa, levantamento de informações, redação, até a concepção visual e diagramação, ou produção de roteiro, gravação e finalização dos projetos em vídeo.

Entre em contato