Igualdade e inovação

O Progresso das Mulheres no Brasil - Foto: Nair Benedicto

“Pensemos em igualdade, construção das mudanças com inteligência e inovação”. O tema definido pela ONU Mulheres para o Dia Internacional das Mulheres em 2019 é focado em formas inovadoras para a defesa da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. Desde o seu início, há quase 18 anos, a Cross Content se preocupa em trabalhar em seus livros, sites e projetos em geral uma comunicação que seja transformadora nesse sentido.

Em 2004, editamos para o Núcleo de Estudos de População da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o apoio da Fundação Ford, o livro Construindo Novos Caminhos – 12 Anos do Programa de Saúde Reprodutiva e Sexualidade, sobre a história de um programa inovador também na área de direitos e cidadania, coordenado pelas professoras Elza Berquó e Maria Isabel Baltar da Rocha.

Em 2006, após quatro anos de trabalho, lançamos o primeiro relatório sobre a situação das mulheres no Brasil para a ONU Mulheres (na época, Fundo das Nações Unidas para a Mulher, Unifem), junto com um site bastante inovador para a época, que trazia um conteúdo complementar ao livro além dos principais destaques da publicação. Ambos tiveram o apoio da Fundação Ford e da organização Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia).

O relatório O Progresso das Mulheres no Brasil contou também com a parceria de grandes feministas, como Júnia Puglia (oficial de programa e responsável pela coordenação da publicação, Unifem), Denise Dora (na época, no Programa de Direitos Humanos da Fundação Ford) e Leila Linhares e Jacqueline Pitanguy (coordenadoras gerais do projeto, Cepia). Pela Cross Content, responsável pela coordenação editorial da publicação, participaram Andréia Peres e Patrícia Andrade (edição), Aline Falco, Angela Santos e Joana Ricci (reportagem), Rosimeire Ribeiro, Regina Pereira e Cristina Yamazaki (revisão), entre outros. A foto da capa, reproduzida acima, é de Nair Benedicto.

Ainda em 2006, a Cross Content editou a publicação De Mãos Dadas – 8 Experiências de Sucesso, para a X-Brasil, com o apoio da Fundação Ford e Sesc Rio de Janeiro, sobre experiências dirigidas por mulheres e para mulheres com enorme potencial de mobilização e mudança social. Um painel riquíssimo do que as mulheres fazem acontecer Brasil afora. A coordenação editorial da coleção toda, intitulada Valores e Atitudes, é de Marta Porto.

A apresentação do livro é assinada por Denise Dora, que lembra em seu texto a importância de um sociedade civil autônoma para “lutar contra as desigualdades e ajudar a construir os mecanismos de implementação de direitos e combate à discriminação”.

Nos últimos anos, também temos trazidos as questões de gênero para as discussões sobre infância e adolescência por meio de uma série de trabalhos realizados para o Unicef.  Seja quando o tema é educação, saúde ou direitos, nossa abordagem sempre contempla uma reflexão detalhada sobre a situação de nossas meninas e jovens.

Acreditamos que a comunicação é uma ferramenta importante de mobilização e transformação e pode ter um papel fundamental na igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres. Por isso, a nossa missão é “comunicar para transformar”.

Hoje, no Dia Internacional das Mulheres (8/3), aproveitamos para lembrar a nossa história e agradecer às mulheres que fizeram e fazem parte do nosso time. Dos cerca de 200 funcionários e colaboradores que passaram pela Cross Content em seus 18 anos, aproximadamente 70% são mulheres.

A todas elas, o nosso muito obrigada.