Infográfico: texto e imagens juntos para divulgar seu conteúdo

Infográficos produzidos pela Cross Content - exemplos
Você prefere ver páginas que contenham apenas textos ou aquelas que misturam textos com imagens? Segundo o Instituto Poynter, uma das organizações mais respeitadas nos Estados Unidos na área de estudos sobre a mídia, apenas um em cada quatro leitores foca o olhar somente no texto tradicional. Aproximadamente 80% deles preferem quando o texto é acompanhado de um infográfico.

Como o próprio nome sugere, infográficos são recursos visuais que apresentam informações com preponderância de elementos gráficos. Apesar da junção de dados e imagens existir desde antes da escrita como forma de registro e comunicação, o uso de infográficos modernos ganhou força nos veículos de comunicação de massa em meados dos anos 80 com a disseminação da cor na mídia impressa.

Uma pesquisa de rastreamento ocular (eye-tracking) com jornais escandinavos analisou o olhar de leitores enquanto eles olhavam as matérias; e concluiu que quando texto e imagem estão separados, o olhar do leitor pula o texto e vai direto para as imagens. No entanto, quando as imagens e o texto atuam em conjunto, como nos infográficos, o olhar do leitor passeia pela informação indo e voltando, fixando o olhar ora no texto, ora nas imagens.

Em um mundo com tantas informações, a Cross Content tem ajudado seus clientes a construir estratégias dinâmicas e atraentes de divulgação dos seus conteúdos e a produção de infográficos é uma delas. Em mais de 15 anos de atuação, já criamos infográficos para revistas, livros, websites, redes sociais, relatórios, folhetos e até vídeos.

A partir da escolha do meio de comunicação e dos objetivos do cliente, podemos desenvolver diferentes tipos de infográficos, tais como:

  • Infográficos que complementam os textos.
  • Infográficos independentes (sem relação com algum texto).
  • Infográficos multimídia (reúnem textos, imagens em movimento e áudio).
  • Infográficos interativos (podem ser movidos pelo leitor).

Veja alguns dos infográficos já produzidos pela Cross Content

infograficos_cross_content_exemplos_Hospital_Sirio Sete dicas para usar o celular sem riscos à saúde
Hospital Sírio-Libanês
infograficos_cross_content_exemplos_Hospital_Sirio-Libanes_3 Principais causas de cegueira
Hospital Sírio-Libanês
infograficos_cross_content_exemplos_Hospital_Sirio Quinze sinais que exigem a procura de um médico
Hospital Sírio-Libanês
infograficos_cross_content_exemplos_Hospital_Sirio-Libanes_1 Dengue ou febre chikungunya
Hospital Sírio-Libanês
infograficos_cross_content_exemplos_Hospital_Sirio Cinco mudanças que podem fazer a diferença na sua alimentação
Hospital Sírio-Libanês
infograficos_cross_content_exemplos_FMCSV Licença-paternidade
Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
infograficos_cross_content_exemplos_BlogDoc_R7 História da música brasileira pelos documentários
BlogDoc – R7.com

Quer mais razões para usar infográficos?

Além de serem mais atraentes para os leitores, separamos cinco outras vantagens que podem te convencer a optar por um infográfico quando for divulgar seu conteúdo.

1) Facilitam o entendimento – O uso de representações visuais permite abordagem de assuntos complexos, simplificando o entendimento.

2) Ajudam a viralizar – Por serem concisos e atrativos, infográficos tornam-se perfeitos para divulgações nas redes sociais ou até mesmo por mensagens pelo celular.

3) Favorecem as buscas no Google – Apesar de as imagens sozinhas não poderem ser interpretadas e reconhecidas pelo Google, páginas com infográficos tendem a ser mais acessadas e compartilhadas, aumentando seu ranqueamento. Criar links de acesso ao infográfico e textos curtos descrevendo a arte também ajuda na busca orgânica.

4) Têm poder de persuasão – Um estudo realizado na Escola de Negócios de Wharton, nos Estados Unidos, constatou que 50% da audiência foi persuadida pela apresentação apenas verbal; e 67% por apresentações verbais que usavam recursos visuais.

5) Aumentam o reconhecimento da marca – Instituições que conseguem por meio de um infográfico explicar assuntos difíceis de forma simples e rápida acabam sendo vistas como referência no tema em questão.

Se ficou interessado em fazer um infográfico, fale com a Cross Content.