Lançamento do livro da fotógrafa Nair Benedicto, em São Paulo

A fotógrafa Nair Benedicto lança no dia 27, em São Paulo, o  livro Vi Ver, que reúne fotos feitas por ela em quatro décadas de trabalho, muitas delas inéditas.

Além das fotos de Nair, a publicação conta com textos de Andréia Peres, diretora da Cross Content, que trabalhou com Nair nos últimos 20 anos em várias ocasiões, Laís Tapajós, Rubens Fernandes Junior, Atenéia Feijó, Iza Salles e Siã Osair Sales (Kachinawa). O projeto gráfico é de Ricardo Tilkian.

Vi Ver foi lançado no final de agosto deste ano, durante o 6º Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre (Festfoto), em que Nair foi a homenageada desta edição.
A edição de fotos é da própria autora que optou por dividir o volume em duas partes: Amazônias, na qual apresenta a região amazônica sob uma ótica humanitária e social, e Desenredos, em que narra as histórias que a comoveram e a motivaram em seus quarenta anos de fotografia.

“Não pretendi fazer uma retrospectiva do meu trabalho, mas sim uma revisão. Senti que essas fotos-memórias do País não deveriam permanecer num arquivo privado”, contou Nair.

O lançamento do livro será na Casa da Imagem, Rua Roberto Simonsen, 136 b, centro, ao lado do Pátio do Colégio, às 11h.

Nair é parceira frequente da Cross Content, tendo participado dos livros  Tecendo Redes (2011), O Progresso das Mulheres no Brasil (2006), Direitos Negados ( 2005), Defenda os Seus Direitos – Um Guia para o Cidadão com Deficiência Visual (2003) e A Caminho da Escola – 10 Anos de Luta pela Erradicação do Trabalho Infantil no Brasil (2002).