Primeira infância é destaque no fórum de Davos

Livros da Cross Content sobre primeira infânciaA importância do investimento na primeira infância é um dos temas do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Segundo Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal que participa do Fórum de Davos, “a única maneira de alcançar o desenvolvimento econômico e a justiça social no amanhã é garantir que as crianças estejam presentes nas conversas dos líderes e tomadores de decisão hoje”.

Desde o seu início, há 18 anos, a Cross Content atua em projetos relacionados às crianças e aos adolescentes e dá voz a eles em todos os seus trabalhos. No livro Da ciência à prática (Fundação Bernard van Leer, 2018), nossa equipe percorreu 13 estados brasileiros, centenas de quilômetros de Norte a Sul do país, ouvindo dezenas de crianças e não apenas especialistas.

No livro 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança – Avanços e desafios para meninas e meninos no Brasil (Unicef, 2019) fizemos, com o apoio de ONGs com uma trajetória de militância pela infância e adolescência, oficinas com 243 crianças e adolescentes. Eles foram responsáveis por ilustrar a publicação toda com desenhos mostrando como enxergavam seus direitos e a realização deles. Meninas e meninos também participaram com depoimentos, opiniões e histórias de vida.

Acreditamos que as crianças e os adolescentes devem estar presentes, ser ouvidos e ter suas opiniões levadas em conta em todos os espaços. Afinal, sua voz faz a diferença, além de ser um direito assegurado em diversos dispositivos da Convenção sobre os Direitos da Criança – que, em novembro de 2019, completou 30 anos.

Além de Fundação Bernard van Leer e Unicef, outros clientes já atendidos pela Cross Content e que tratam do tema da primeira infância são Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Itaú Social e Instituto Sedes Sapientiae.