Site Caminhos para Melhorar o Aprendizado traz levantamento inédito

O Instituto Ayrton Senna e o movimento Todos Pela Educação lançaram, em 28 de abril, o projeto Caminhos para melhorar o aprendizado. Resultado de uma extensa análise coordenada pelo pesquisador Ricardo Paes de Barros, o trabalho conta com um site (www.paramelhoraroaprendizado.org.br) que apresenta as principais conclusões de cerca de 165 estudos nacionais e internacionais com base empírica e tratamento estatístico sobre os impactos de políticas de Educação no aprendizado dos alunos.

O site apresenta uma síntese destes estudos que busca identificar, isolar e analisar o impacto de diversas características do sistema educacional, das escolas e dos professores sobre o aprendizado dos alunos, especialmente em Matemática e Linguagem. Ao todo são apresentados 25 verbetes com importantes políticas educacionais e organizados em cinco grandes áreas: 1) recursos da escola; 2) plano e práticas pedagógicas; 3) gestão da escola; 4) gestão da rede de ensino; e 5) condições das famílias.
O objetivo deste estudo é organizar e apresentar de forma ordenada o que este vasto conjunto de estudos científicos tem a dizer sobre o desenho de políticas públicas voltadas à promoção do aprendizado em escolas e sistemas educacionais brasileiros, explica Paes de Barros, que é também membro da Comissão Técnica do Todos Pela Educação e da Academia Brasileira de Ciências.

O projeto analisou diversos fatores que podem influenciar no aprendizado dos alunos, como a habilidade cognitiva do professor e a garantia das condições básicas para a frequência escolar e o sucesso dos alunos. As pesquisas selecionadas buscam a relação de causa e efeito e apresentam o impacto dos fatores, isoladamente, sobre o desempenho educacional.

A Cross Content participou do projeto nas fases de planejamento e produção editorial. No planejamento, assessorou o instituto e o movimento na definição da apresentação dos conteúdos editoriais e da arquitetura da informação. Depois, produziu os textos-resumo e atuou na preparação dos textos técnicos.

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