Site e livro contam a história do programa Mais Vida nos Morros

Mais Vida nos Morros - site e livro

O Mais Vida nos Morros, programa da Prefeitura do Recife, acaba de lançar seu novo site e um livro de sistematização de suas atividades. Os materiais fazem parte do plano de comunicação desenvolvido pela Cross Content em conjunto com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries), Fundação Bernard van Leer e Secretaria Executiva de Inovação Urbana da Prefeitura do Recife.

Os trabalhos da Cross Content incluíram a definição da nova estratégia de comunicação da iniciativa e a produção de um Livro da Marca para o Mais Vida. Após essa etapa inicial de consultoria, a Cross Content produziu uma série de conteúdos, para diversos públicos: vídeos, áudios, textos web, posts e livro.

O lançamento ocorreu nesta terça (25/5) em um debate que integrou a programação da Semana do Bebê Recife 2021. Participaram do encontro a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, o secretário executivo de Inovação Urbana, Tullio Ponzi, a representante no Brasil da FBvL, Claudia Vidigal, a arquiteta Rebeca Dantas e a diretora da Cross Content Andréia Peres. Veja a transmissão do evento.

O livro

Dirigido a gestores, especialistas e formuladores de políticas públicas, o livro Mais Vida nos Morros: reinvenção urbana passo a passo apresenta a metodologia do programa, detalhando o contexto em que foi implementado, a aplicação da Teoria da Mudança e os indicadores da transformação, etapas do processo, lições aprendidas e desafios.

A publicação compartilha o conhecimento acumulado pelo programa para que ele possa inspirar transformações em outras cidades do Brasil e do mundo.

O livro está disponível para download gratuito no site.

O site

O site do Mais Vida nos Morros se estrutura a partir dos três pilares conceituais do programa.

Em Mais Vida É Reinventar o Lugar em que se Vive, são apresentadas as bases das transformações realizadas pelo programa nas comunidades. Também é explicada, de maneira simples e por meio de vídeos, qual é a metodologia empregada no programa. Além disso, um grande número de vídeos e galerias de imagens mostra a mudança já ocorrida em diferentes bairros da cidade desde 2017.

Já em Mais Vida É se Reinventar, o site traz dicas e informações práticas para quem quer descobrir formas mais ecologicamente corretas de viver em comunidade. São vídeos que mostram como manter hortas e jardins, trazem receitas de culinária com reaproveitamento de alimentos e ensinam brincadeiras sustentáveis. Apresenta também as iniciativas Recicla Mais e Laboratório de Inovação.

Por fim, no bloco Mais Vida É Reinventar as Políticas Públicas é apresentada a história do programa e sua importância como proposta de renovação na administração urbana. Há também a lista de parceiros e embaixadores que ajudam a colocar o projeto em prática com seu apoio e conhecimento.

O site estreia com 117 páginas e 48 vídeos. Veja abaixo o vídeo de apresentação do programa.

O que é o Mais Vida nos Morros

O Mais Vida nos Morros é uma política pública de inovação e resiliência urbana que reinventa a cidade e combate a desigualdade socioespacial a partir da promoção do desenvolvimento sustentável, do protagonismo comunitário e da promoção de um espaço urbano melhor para as crianças nas 545 comunidades de interesse social do Recife.

Mais em maisvidanosmorros.recife.pe.gov.br