Tragédia do Haiti é revista em webdocumentário interativo

Portfolio_webdocumentarios_Haiti

Cinco meses depois do terremoto que assolou o Haiti, a situação no país continua trágica – e a reconstrução será uma tarefa de anos.

Para relembrar a tragédia de 12 de janeiro, a Cross Content Comunicação lança o webdocumentário Filhos do Tremor – Crianças e seus Direitos em um Haiti Devastado. Ele pode ser visto gratuitamente no endereço www.webdocumentario.com.br/haiti (em português e em inglês).

O webdocumentário é uma nova forma de contar histórias pela Internet que tem como ponto de partida a mistura de diferentes formatos: textos, áudios, vídeos, fotos, ilustrações e animações. Aproveita-se da linguagem documental criada para o cinema e para a televisão e a adapta para a rede. Acrescenta a capacidade de interação e participação típicas da web e rompe com a linearidade da narrativa, já que o internauta pode escolher o que ver e em que ordem ver.

Filhos do Tremor traz imagens chocantes do trabalho de resgate e de socorro nos primeiros dias após o terremoto. Mostra como as crianças – que são 40% da população do país – foram afetadas pela tragédia. Muitas ficaram órfãs, outras foram afastadas de suas famílias e levadas ilegalmente para o exterior.

As condições sanitárias, o acesso à saúde e à educação – que já eram precários – ficaram ainda mais prejudicados. As imagens, gravadas por ONGs e agências da ONU que atuam no Haiti, revelam cenas chocantes da falta de condições enfrentada pela população nos primeiros dias que se seguiram ao terremoto.
Neste webdocumentário você verá um Haiti devastado – o que coloca em jogo o futuro e os direitos de suas crianças.

Cross Content e o webdocumentário – A Cross Content é a uma produtora multimídia baseada em São Paulo com nove anos de mercado. Este ano, estendeu sua área da atuação tornando-se a primeira empresa especializada em webdocumentários. Filhos do Tremor é a primeira produção de webdocumentário brasileiro realmente multimídia (produções anteriores baseavam-se principalmente na difusão de vídeos para internet).

O webdocumentário é um fenômeno recente que vem ganhando força em diversos países do mundo, sobretudo na Europa. Graças à sua capacidade de união de vídeos, fotos, textos, gráficos e mapas, aliada ao poder de interação da internet, o formato ganhou espaço em sites de veículos de mídia tradicionais, como os dos jornais Le Monde (França), La Repubblica (Itália) e New York Times (EUA), e de canais de televisão.

Além de produzir seus webdocumentários, a Cross Content criou também um blog (www.webdocumentario.com.br) e uma conta no Twitter (www.twitter.com/webdocumentario) com o objetivo de explicar o conceito, falar do andamento dos projetos e compartilhar links interessantes sobre o tema.