Webdocumentário reúne vídeos e dados sobre crianças fora da escola

Um aluno com deficiência que é atendido em casa pela rede municipal de ensino e tem aulas por videoconferência. Uma professora que percorre a floresta amazônica de moto para encontrar seus alunos. Uma escola cravada no meio de um acampamento de trabalhadores rurais sem terra.

A exclusão escolar continua sendo um problema grave no Brasil – e, para enfrentá-la, é preciso buscar soluções eficientes e muitas vezes criativas, adequadas ao cenário local. Esta é a mensagem principal do webdocumentário Fora da Escola Não Pode!, lançado nesta terça-feira (27/5) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

O site, realizado pela Cross Content, tem uma abordagem inovadora em termos de conteúdo e narrativa. Mistura os conceitos de documentário on-line com uma base de dados interativa sobre o problema da exclusão escolar.

No item “Conheça” do webdocumentário, o internauta poderá conhecer histórias de experiências de enfrentamento que estão conseguindo melhorar os níveis de inclusão escolar em vários locais do Brasil. Foram visitadas pela equipe de reportagem experiências nos estados do Acre, Ceará, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Em tom de Road movie, os minidocumentários de cada localidade têm linguagem inovadora, mesclando vídeo com fotos de alto impacto visual, acompanhadas de som ambiente e entrevistas.

Na parte dos dados, chamada “Pesquise”, o internauta poderá conhecer (e comparar)  dados da exclusão escolar em todos os municípios brasileiros, a partir de um mapa interativo. Entre as informações disponíveis estão: número de crianças na escola e fora da escola em cada município, perfil social dos incluídos e excluídos (sexo, cor/raça, renda familiar etc.) e faixa etárias mais e menos vulneráveis.

Além disso, o webdocumentário conta com:

• Uma plataforma de colaboração que permite que os internautas debatam a questão de educação em cada município brasileiro.
  • Uma ferramenta que possibilita a inclusão de dados dos municípios em blogs e sites locais.
  • Textos sintetizando alguns dos principais desafios a serem enfrentados para resolver o problema da exclusão escolar.
  • Área de downloads com livros, folders e modelos para impressão de camisetas, para que a população se engaje na campanha.

O webdocumentário é parte da iniciativa Fora da Escola Não Pode! e está sendo lançado em paralelo com o livro O Enfrentamento da Exclusão Escolar no Brasil. A Cross Content trabalha desde 2012 na produção de materiais da iniciativa, dentro de uma estratégia multiplataforma e transmídia.

O que é webdocumentário

O webdocumentário é uma nova forma de contar histórias pela internet que tem como ponto de partida a mistura de diferentes formatos: textos, áudios, vídeos, fotos, bancos de dados, ilustrações e animações. Aproveita-se da linguagem documental criada para o cinema e para a televisão e a adapta para a rede. Acrescenta a capacidade de interação e participação típicas da web. Também permite romper a linearidade da narrativa, já que o internauta pode escolher o que ver e em que ordem ver.

O webdocumentário é um fenômeno recente que vem ganhando força em diversos países do mundo, sobretudo na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá.

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)
Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Cross Content
Direção: Andréia Peres e Marcelo Bauer. Direção de fotografia: Ratão Diniz. Montagem: Marianna Shigekiyo, Murilo Vicentini e Thais Miranda. Reportagem: Aline Senzi, Beatriz Monteiro, Daniela Arbex, Gustavo Heidrich, Iracy Paulina, Murilo Vicentini e Paula Sacchetta. Planejamento web: Luciana Saito. Produção: Fernanda Capelli. Revisão de textos: Regina Pereira. Fotografia adicional: Marianna Shigekiyo. Desenvolvimento web: Pixel.

Atualização, 2023: o webdocumentário não está mais disponível on-line. Faça download do livro O enfrentamento da exclusão escolar no Brasil.