Conheça o projeto multimídia Rio de Janeiro – Autorretrato

Rio de Janeiro Autorretrato - Foto de Ratão Diniz

Rio de Janeiro – Autorretrato é um projeto multimídia composto por três produtos independentes e complementares: um curta-metragem, para exibição no cinema, um média-metragem, para televisão, e um webdocumentário, disponível para visualização na íntegra em www.riodejaneiroautorretrato.com.br.

As obras retratam o trabalho de um grupo de fotógrafos do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Embora compartilhem o mesmo tema e os mesmos personagens, as abordagens são totalmente diferentes.

O curta-metragem foi lançado em 6 de outubro no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. A apresentação integrou a mostra Curta MIS. O webdocumentário estreou em 2 de agosto (leia mais sobre ele neste link).

Em termos de formato, o webdocumentário privilegia a não linearidade e a participação do internauta. Na abordagem, dá ênfase à diversidade de temas dos fotógrafos e ao uso político e social da fotografia.

Já o curta-metragem é um retrato da rotina dos três fotógrafos e de seu contato com os personagens retratados.

PREMIAÇÕES

Webdocumentário
- Vencedor do 33º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, categoria Internet, 2011.
- Projeto premiado com a Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para a Internet, 2010.
- Projeto finalista do Skylogic Award, no European Days Co-Production Forum, de Turim (Itália), 2010.

Curta-metragem
- Projeto selecionado para a mostra Curta MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

FICHAS TÉCNICAS

Webdocumentário
Direção e produção: Marcelo Bauer. Direção de fotografia: Sérgio Moraes. Edição: Giovanni Francischelli e Lucian Rosa. Trilha original: Tiago Rocha e Luisão Cavalcante. Som direto: Paulo Rogério Galdino Paes e Claudinho Reis. Design web: Tiago C. Textos: Lívia Roncolato. Para assistir: www.riodejaneiroautorretrato.com.br.

Curta-metragem
Direção e produção: Marcelo Bauer. Direção de fotografia: Sérgio Moraes. Edição: Lucian Rosa. Som direto: Paulo Rogério Galdino Paes e Claudinho Reis. Pesquisa: Andréia Peres e Giovanni Francischelli.

 

Atualização (23/7/2012):
Rio de Janeiro – Autorretrato
é um dos vencedores de concurso de documentários da TV Câmara