Cross Content lança e-book sobre formação continuada de professores


Com a presença do ministro da Educação, José Henrique Paim, o Instituto Ayrton Senna (IAS) e The Boston Consulting Group (BCG) lançaram nesta segunda (7/7), em solenidade no IAS, um e-book dinâmico que une texto, gráficos animados, galeria de fotos e vídeos. Intitulado Formação Continuada de Professores no Brasil, o e-book foi totalmente produzido pela Cross Content e está disponível para computador, smartphones e tablets em www.educacaosec21.org.br/formacaocontinuada.Veja acima o vídeo de apresentação do projeto.

O estudo aponta que a maioria dos programas de formação continuada oferece baixo impacto na melhoria do ensino e não dialoga com a real necessidade de transformação da educação brasileira.

A carência de incentivos formais e a baixa aplicabilidade do conteúdo das ações oferecidas estão entre os principais desafios da formação continuada no Brasil, segundo o relatório, que tomou por base um levantamento feito com cerca de 3 mil profissionais (incluindo professores, secretários de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos). Mais de 70% deles relataram que as atividades usadas na sua escola/rede são de caráter coletivo e fora da sala de aula.

Produção multimídia

Para a realização do e-book, a Cross Content definiu uma estratégia multimídia que comporta o uso de textos, fotos e vídeos integrados em uma plataforma de leitura on-line.

A equipe de reportagem da empresa visitou quatro estados brasileiros para buscar exemplos de sucesso. O resultado final é materializado em um livro de 122 páginas e que inclui cerca de 30 minutos de vídeos, além de galerias de imagens e gráficos animados.

Os e-books interativos, assim como os webdocumentários, são exemplos da aposta da Cross Content – e de seus clientes – em estratégias narrativas inovadoras, pensadas especialmente para a internet.

Repercussão

Veja algumas matérias publicadas sobre o e-book.

Folha de S. Paulo – Formação de professores no Brasil (artigo de Viviane Senna na seção Tendências & Debates)

Valor Econômico – Formação de docentes é ineficiente, conclui pesquisa

O Globo – Baixa formação continuada desmotiva professores no Brasil, afirma estudo

O Estado de S.Paulo – Boa Formação de docente pode fazer aluno aprender 70% a mais

Correio Braziliense – Opinião: Formação de professores no Brasil (artigo de Mozart Neves Ramos)

Correio Braziliense – Estudo diagnostica desafios para a formação continuada de professores

A Tarde – Curso para aperfeiçoar professor tem baixa eficácia

O Globo.com – Baixa formação continuada desmotiva professores no Brasil

Exame.com – Formação continuada de professores não é eficaz, diz estudo

R7 - Qualificação de professores exclui temas ligados à sala de aula

R7 – Desempenho de alunos melhora em até 70% com professor capacitado, mostra estudo

R7 – Trocas de trabalho e falta de tempo dificultam continuidade dos estudos entre professores

Portal Brasil – Capacitação de professores melhora em até 70% desempenho de alunos

Terra – Estudo aponta baixa capacitação de docentes no Brasil

Porvir – Formação continuada mudará ensino no país, diz estudo

Undime – Estudo revela que desempenho de alunos melhora em até 70% com professor capacitado

Portal MEC – Estudo revela que desempenho de alunos melhora em até 70% com professor capacitado