Folha destaca publicação da Cross Content em reportagem sobre primeira infância

Folha de S.Paulo faz reportagem sobre livro Da ciência à práticaO livro Da ciência à prática – Os programas de apoio ao desenvolvimento infantil na América Latina, produzido pela Cross Content com o apoio da Fundação Bernard van Leer, foi destaque do jornal Folha de S.Paulo na edição desta segunda-feira (14/1).

A matéria ressalta os resultados do programa e discute a importância do investimento em primeira infância. Clique aqui para ver a reportagem.

Coordenado por Andréia Peres, Da ciência à prática faz um dos mais completos levantamentos sobre as iniciativas de estímulo ao desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos. Dividida em cinco capítulos, a publicação traz evidências científicas sobre a importância dessa fase, um histórico desse tipo de iniciativa no Brasil e no mundo, além de detalhes sobre a metodologia e o trabalho de programas que são referência na América Latina, como Educa a Tu Hijo (Cuba), Chile Crece Contigo, Uruguay Crece Contigo e Cuna Más (Peru), e no Brasil (Pastoral da Criança, Primeira Infância Melhor (PIM), Mãe Coruja Pernambucana, Padin, entre outros).

Livro faz análise do Programa Criança Feliz

Por meio de um grande trabalho de reportagem, a publicação também detalha o funcionamento do Programa Criança Feliz (PCF). Apoiado por cinco organismos das Nações Unidas (Unicef, Pnud, Unesco e Opas/OMS), o PCF é hoje um dos maiores programas desse tipo no mundo e vem chamando a atenção de especialistas brasileiros e estrangeiros pela rapidez com que ganhou escala e também por diversas práticas inovadoras.

No livro, há dados sobre a implementação do programa nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Ao todo, o levantamento incluiu 42 municípios de Norte a Sul do Brasil e mais de 300 entrevistas com beneficiados, gestores, profissionais desses programas no Brasil e também em outros países da América Latina (Chile, Uruguai, Peru, Cuba e Colômbia) e em Moçambique, além de especialistas nacionais e estrangeiros (Estados Unidos, Itália, Portugal e Espanha).

Treze estados, de todas as regiões do país, foram visitados in loco entre maio e junho de 2018. A equipe percorreu centenas de quilômetros no país inteiro para acompanhar de perto dezenas de visitas e entrevistar gestores, visitadores, supervisores, crianças, mães, pais, avós, entre outros. O resultado é um rico e diversificado painel da implementação do programa.

O livro também dedica um capítulo a um resumo com as dez principais lições aprendidas com o Criança Feliz e outros programas de parentalidade no Brasil e no exterior.

Toda a produção editorial e gráfica da publicação foi realizada pela Cross Content.

Leia a reportagem da Folha de S.Paulo

Mais sobre o livro Da ciência à prática