Unicef lança livro em comemoração a seus 75 anos no Brasil

Em 1950, a cada 100 crianças que nasciam no Brasil, 16 morriam antes de completar um ano de vida. Hoje, é apenas uma. A redução histórica na mortalidade infantil é uma das grandes conquistas do País, realizada com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que este ano celebra 75 anos no Brasil.
Durante esse tempo, o Unicef vem trabalhando com o governo brasileiro pelos direitos de crianças e adolescentes, e contribuindo para avanços em saúde, educação, proteção, combate à pobreza e outros temas. As conquistas e desafios para a infância e adolescência no Brasil estão no livro Unicef, 75 anos pelas crianças e pelos adolescentes – Uma história em construção e na exposição Passos para o Amanhã, lançados nesta quarta-feira (16), durante evento comemorativo no Palácio Itamaraty, em Brasília.
O encontro contou com a participação de ministros, embaixadores, representantes de agências da ONU, parceiros da sociedade civil e do setor privado, adolescentes e jovens. Estiveram presentes o representante do Unicef no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil; a embaixadora Maria Laura da Rocha, secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores; a ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; e o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo.
Conquistas
“Nos últimos 75 anos, o Brasil avançou muito na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com conquistas que devem ser comemoradas. E é preciso evitar retrocessos e seguir avançando”, afirmou Youssouf Abdel-Jelil, representante do Unicef no Brasil.
“Os direitos da infância e adolescência são uma agenda inacabada, pois sempre há desafios antigos que ainda se impõem e novos desafios que surgem. A sociedade também se transforma continuamente e passa a exigir novos direitos para meninos e meninas. Diante dessa realidade, o Unicef reafirma seu compromisso em seguir junto com o Brasil, para cada criança e adolescente”, disse Abdel-Jelil. Leia mais informações sobre o evento de lançamento no site do Unicef.

Cross Content e o Unicef
O livro foi produzido pela Cross Content Comunicação para o Unicef. Nosso trabalho incluiu planejamento editorial, reportagem, edição e criação visual da publicação. Para a criação do conteúdo, a Cross Content entrevistou mais de 50 pessoas.
Além do livro, fomos responsáveis pela produção dos textos especiais do site e pela elaboração visual de posts para as redes sociais.
Desde 2002, a Cross Content trabalha com o Unicef. Já realizou 41 livros para a instituição, além de fôlderes, sites, webdocumentários e vídeos. Veja um resumo dos trabalhos para o Unicef.
Em 2018, um livro produzido pela empresa foi vencedor do Best of Unicef Research. O prêmio reconhece os melhores relatórios e estudos realizados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância em todo o mundo.
Equipe Cross Content
Pela Cross Content, trabalharam no projeto os seguintes profissionais:
Andréia Peres e Marcelo Bauer – Direção.
Andréia Peres e Carmen Nascimento – Edição.
Lilian Saback, Iracy Paulina e Bárbara Vetos – Reportagem.
Luciane Gomide – Revisão.
Érico Melo – Checagem.
Vitor Moreira Cirqueira – Projeto gráfico e diagramação.
O expediente completo, incluindo equipe do Unicef, pode ser encontrado no livro.





Texto anterior
Próximo texto