Livro para Andi faz balanço sobre os conselhos no Brasil

Em estrutura de livro-reportagem, Ouvindo conselhos esclarece o que são, como funcionam e como se dá a participação popular nos Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente.

Capa do livro Ouvindo conselhos

A publicação é uma realização da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e Cortez Editora. Tem o apoio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Rede Andi Brasil e Petrobras. O projeto editorial do livro assim como a coordenação de reportagem, redação e edição ficou por conta da Cross Content.

Além de apresentar boas práticas de Norte a Sul do país, o livro mostra como os conselhos contribuem para o fortalecimento da democracia participativa nas políticas da infância e da adolescência e traz uma análise de como os jornalistas retratam esses órgãos com base numa pesquisa inédita, A Imagem dos Conselhos na Mídia. O estudo avaliou 3.520 reportagens que abordam essa temática, publicadas no ano de 2003 em 54 dos principais jornais brasileiros.

Ouvindo conselhos também conta com um capítulo com glossário de termos e conceitos usados nesse universo, além de indicações de fontes na área. O livro foi lançado no dia 7 de março de 2005 durante o Encontro Nacional de Conselhos Tutelares, em Brasília. A publicação é o oitavo volume da série Mídia e Mobilização Social, voltada a jornalistas, estudantes, professores de comunicação e profissionais das áreas de desenvolvimento humano e social, infância e adolescência.

Para saber mais sobre o livro, visite o site da Andi

Atualização (nov/2023): o livro não está mais disponível para venda.