Marcelo Bauer

Jornalista com pós-graduação em Cinema Documentário, Marcelo Bauer trabalhou por mais de 15 anos na grande imprensa e fundou a Cross Content em 2001, ao lado de Andréia Peres. Dedica-se ao estudo e à produção de conteúdo digital desde o início da internet no Brasil.

Uma de suas áreas de concentração é a pesquisa de novas maneiras de contar histórias que aproveitem de forma intensa os recursos de participação e interação da internet. Esse interesse deu origem a diversos trabalhos inovadores, como webdocumentários, webséries, livros digitais e outros projetos de narrativas interativas.

Atuação em veículos de mídia

Marcelo Bauer começou sua carreira como jornalista político. Foi editor de Política da revista IstoÉ, repórter e redator da Folha de S.Paulo, repórter de O Globo e repórter e chefe de reportagem de O Estado de S. Paulo.

A partir do surgimento da internet no Brasil, passou a se dedicar ao estudo e à produção de projetos editoriais na nova mídia. Integrou a primeira equipe de jornalismo on-line da Editora Abril, como responsável pelo noticiário do portal Brasil On-Line. Foi também editor do Universo Online, onde lançou o jornal eletrônico que hoje tem o nome de Folha Online.

Trabalhou na Idealyze, empresa de internet do grupo Abril, como redator-chefe (2000-2001). Na revista Info, trabalhou inicialmente como editor e depois como redator-chefe, no período de 1997 a 2000, sempre escrevendo sobre temas relacionados à internet.

Atuação na Cross Content

Na Cross Content, Marcelo Bauer é responsável por trabalhos de consultoria e também coordena projetos on-line e em vídeo para todos os clientes da produtora.

É criador da iniciativa Webdocumentário e diretor de quatro webdocumentários: Fora da Escola Não Pode!Rio de Janeiro – AutorretratoFilhos do Tremor – Crianças e seus Direitos em um Haiti Devastado e Petróleo – Combustível da Vida Moderna.

Com Rio de Janeiro – Autorretrato, criou uma plataforma transmídia que incluiu três produtos diferenciados, com abordagens e conteúdos diferentes em cada meio. Para o cinema, produziu um curta-metragem de 15 minutos, cuja estreia ocorreu na mostra Curta MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em 2011. Para a televisão, foi formatado como média-metragem de 26 minutos e foi um dos vencedores do 2º Concurso de Documentários da TV Câmara, tendo sido incluído na grade de programação do canal para 2012-2013.

Prêmios de Marcelo Bauer

2012

  • 2º Concurso de Documentários da TV Câmara — Vencedor, média-metragem, com Rio de Janeiro — Autorretrato.

2011

2010

2008

  • Prêmio Pearl Award (organizado pelo Custom Publishing Council, Nova York) para a revista Ideal Comunitário, vencedora na categoria Design — Melhor Capa — Bronze, com a jornalista Andréia Peres.

2006

  • Prêmio Pearl Award (organizado pelo Custom Publishing Council, Nova York) para o livro Situação da Infância no Brasil 2006 na categoria Editorial — Melhor Nova Publicação — Prata, com Andréia Peres.

2001

  • Prêmio iBest, “top 3” na categoria Informática com o website TCInet.

2000

  • Prêmio iBest, “top 3” na categoria Informática com o website TCInet.
  • Prêmio Abril de Jornalismo, na categoria Reportagem de Interesse Prático, pela reportagem “Defenda-se” publicada na revista Info, Editora Abril (coautoria).

1993

  • Prêmio Sucesu-SP de Jornalismo, concedido pela Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu), pela reportagem “Tentáculos do PC”, sobre redes de comunicação e Internet, publicada na revista IstoÉ.

Livros publicados

2012

2002

  • Artigo no livro E-dicas: Desvirtualizando a Nova Economia (vários autores, Usina do Livro).

1997

  • Informática — A Revolução dos Bytes (Ática).

Formação acadêmica

  • Graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.
  • Pós-graduado em Cinema Documentário pela Fundação Getúlio Vargas.
  • Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura Visual, coordenado pela professora Dulcilia Buitoni, na Faculdade Cásper Líbero (2014-15).
  • Palestrante sobre novas mídias e jornalismo em diversas faculdades e universidades.

LinkedIn Perfil de Marcelo Bauer no LinkedIn