Livro produzido pela Cross Content é Menção Honrosa no 40º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

40º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

O livro As múltiplas dimensões da pobreza na infância e na adolescência no Brasil, produzido pela Cross Content para o Unicef, acaba de ser agraciado com a Menção Honrosa do 40º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, na categoria grande reportagem – livro. A cerimônia de premiação ocorre no dia 8/12, em Porto Alegre.

Foram 412 trabalhos inscritos nesta edição, divididos em nove categorias: grande reportagem – livro, reportagem, fotografia, áudio (rádio e podcast), televisão, jornalismo on-line, crônica, documentário e acadêmicos. O prêmio é promovido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos e pela Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul, com apoio da Regional Latino-Americana da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação, da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul e da Caixa de Assistência dos Advogados – RS.

Fundado na década de 1970, o Movimento de Justiça e Direitos Humanos entrega desde 1984 o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Seu objetivo é incentivar e prestigiar as produções jornalísticas mais relevantes em torno da defesa dos direitos fundamentais e da dignidade humana. Entre os demais vencedores deste ano estão Valor Econômico, O Globo, Agência Pública e Agência Brasil. A lista completa de vencedores pode ser conferida no site do Movimento de Justiça e Direitos Humanos.

A cerimônia de premiação acontece a partir das 19h de 8/12 no auditório da OAB/RS Cubo (Rua Manoelito de Ornellas, nº 55, Porto Alegre). No mesmo fim de semana, no dia 10, é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data marca os 75 anos da proclamação, pela Assembleia Geral da ONU, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, primeiro documento de caráter universal de proteção aos direitos.

Um panorama sobre a pobreza, em formato de grande reportagem

O livro As múltiplas dimensões da pobreza na infância e na adolescência no Brasil é parte de uma grande iniciativa de comunicação multiplataforma realizada a partir de estudo conduzido em 2022 pelo Unicef. O conjunto de materiais inclui, além do trabalho premiado, um livro interativo, websérie com quatro vídeos, hotsite especial, conteúdos em diversos formatos para redes sociais e brochura de resumo.

O resultado resume quase 1 ano de trabalho da equipe da Cross Content. Participaram pela empresa 15 pessoas, que atuaram ao lado de dezenas de profissionais e consultores do Unicef. A produção incluiu reportagem in loco com viagens para três regiões do Brasil.

A equipe reunida pela Cross para o projeto foi composta de:

• Andréia Peres e Marcelo Bauer – Coordenadores editoriais
  • Andréia Peres e Carmen Nascimento – Editoras de texto
  • Heloisa Brenha Ribeiro – Editora-assistente
  • Heloisa Brenha Ribeiro, Lilian Saback e Mauri König – Repórteres
  • Érico Melo e Luciane Gomide – Checador e revisora
  • Vitor Moreira Cirqueira – Editor de Arte
  • Roberta Fabruzzi – Editora de Vídeos
  • Gabriela Portilho e Sérgio Moraes – Fotógrafos (fotos e vídeos)
  • Gabriel Marzinotto e João Menezes – Técnicos de áudio
  • Pietra Bastos – Assistente de projetos (redes sociais)

O que é pobreza multidimensional

Os materiais trazem um cenário grave que demanda a atenção de toda a sociedade brasileira. A pobreza multidimensional a que esse trabalho se refere é diferente do entendimento tradicional da pobreza monetária. Ela é resultado da inter-relação entre privações, exclusões e diferentes vulnerabilidades a que meninos e meninas estão expostos(as). O estudo utiliza oito indicadores para analisar a pobreza multidimensional na infância e na adolescência no Brasil: educação, alimentação, renda, proteção contra o trabalho infantil, moradia, água, saneamento e informação.

Saiba mais sobre os outros trabalhos premiados no 40º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo:

Baixe o portfólio da Cross Content

Um histórico dos nossos 20 anos de trabalho de consultoria e produção de conteúdo multiplataforma.

Download do portfólio (PDF)

Precisando de conteúdo de qualidade?

Fale com a Cross Content para saber tudo sobre produção de conteúdo digital, edição delivros e revistas, produção de vídeos e novas narrativas interativas.

Entre em contato