Site da Cross Content adota solução de acessibilidade

Mão com o indicador esticado se aproxima da tela de celular exibindo o site da Cross Content e, sobre ele, em parte da tela, o aplicativo da Rybená com o desenho em animação 3D da personagem que faz a leitura de libras

O site da Cross Content passa a partir de agora a contar com uma tecnologia assistiva que garante uma ampla acessibilidade das páginas. Com isso, surdos e pessoas com deficiências intelectuais, disléxicos ou com dificuldades de leitura podem compreender os conteúdos e interagir no site.

A ferramenta, 100% brasileira e adaptada ao português, foi criada pela Rybená, com desenvolvimento realizado por surdos e para surdos. Além de traduzir textos do português para libras, a solução da Rybená traz uma série de outras funcionalidades. Assim, uma maior gama de indivíduos pode ser beneficiada, como pessoas com síndrome de down, com baixa visão, analfabetos funcionais e qualquer um que, por algum motivo, necessite de ajuda para obter maior compreensão de um texto escrito.

Opções de acessibilidade

Além de libras, as opções de acessibilidade da Rybená incluem leitura por voz sintetizada, alterações de contraste da página, guia e máscara para leitura, zoom no texto, ampliação do espaçamento entre as letras, entre outros recursos.

Para acessá-las, basta acionar um dos três comandos azuis à direita nas páginas. Uma pequena janela se abre exibindo as diferentes opções. As principais funcionalidades estão também disponíveis para navegação em celulares.

De acordo com dados do IBGE, 5% da população brasileira é composta por surdos. Isso corresponde a mais de 10 milhões de cidadãos com barreiras de comunicação. A Língua Brasileira de Sinais (libras) é legalmente reconhecida como a primeira língua da população surda e a segunda língua oficial do Brasil.

A Cross Content também tem buscado inserir elementos de acessibilidade nos projetos de internet que realiza para seus clientes. Veja mais sobre nossos trabalhos de produção de sites.