20 anos, 20 histórias: grandes repórteres e editores

20 anos, 20 histórias: repórteres e editores

Cross Content 20 anosGilberto Nascimento, Daniela Arbex, Mauri König, Aureliano Biancarelli, Carmen Nascimento… Nesses 20 anos de Cross Content, contamos com o apoio e a parceria de diversos colaboradores free-lancers, repórteres investigativos e editores experientes e premiados, com passagens pelos principais veículos de comunicação do país.

O prefácio do livro A caminho da escola, o primeiro livro-reportagem da Cross Content, lançado em 2002, foi assinado pelo jornalista Gilberto Nascimento. Repórter de política, religião e direitos humanos, Gilberto passou por veículos como Folha de S.Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo e IstoÉ. Também foi oficial de comunicação do Unicef e ganhou dez prêmios de jornalismo, entre eles o Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, o Ayrton Senna e o Simón Bolívar. Em 2019, lançou o livro O reino pela Companhia das Letras.

Reportagem

Vencedora em 2008 como melhor design de capa (bronze) do Pearl Award, premiação anual concedida pelo Custom Publishing Council (hoje The Content Council), a revista Ideal Comunitário foi produzida pela Cross Content para o Instituto Camargo Corrêa durante três anos. Contou com a parceria da Andi e um time de Jornalistas Amigos da Criança (prêmio criado em 1997 pela Fundação Abrinq, Unicef e Andi a profissionais que se destacaram na cobertura da infância e da adolescência).

Entre os Jornalistas Amigos da Criança que colaboraram com a revista está Mauri König, o jornalista brasileiro que ganhou mais prêmios internacionais. Entre eles, o Maria Moors Cabot Prize, em 2013, o mais antigo e prestigiado prêmio do jornalismo mundial. Mauri também assinou alguns dos textos do livro Da ciência à prática, produzido pela Cross Content para a Fundação Bernard van Leer (2018).

Também participaram do livro da Fundação Bernard van Leer dois outros conhecidos repórteres investigativos. Daniela Arbex, autora do best-seller Holocausto brasileiro e de Cova 312, vencedora do Prêmio Jabuti na categoria livro-reportagem (2016), entre outros. E Aureliano Biancarelli, jornalista que durante mais de 30 anos trabalhou para todos os grandes jornais e revistas do país. Jornalista Amigo da Criança, foi da primeira turma da revista Veja, onde cobriu o incêndio no Edifício Joelma e o Festival de Cannes, na década de 1970, e fez pós-graduação em jornalismo na Universidade Paris II, Nouvelle Sorbonne.

Edição

Há mais de dez anos, a jornalista e editora Carmen Nascimento, com uma longa trajetória na grande imprensa e ex-diretora do Almanaque Abril, da Editora Abril, colabora com a edição de livros, revistas, vídeos e sites da Cross Content. Participou da revista Ideal Comunitário e da edição de dezenas de relatórios, como Trajetórias interrompidas, vencedor da edição 2018 do Prêmio Best of Unicef Research.